quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais que sonhar, precisamos agir.


Por que sempre reclamamos de onde estamos, se onde estamos dependeu única e exclusivamente de nossas escolhas?
Reclamamos do trabalho, da vida a dois, dos estudos, da família, dos ônibus que demoram. Se está frio reclamamos das baixas temperaturas, quando quente, das altas. Se nosso cabelo é Crespo, queremos ele liso. Se gordos almejamos a magreza. Se altos amaríamos ser baixos. E assim deixamos a conjunção subordinativa condicional “se” controlar nossas vidas.
Procuramos sempre por um culpado e quando o assunto envolve insatisfação a culpa está em todos os lugares menos em nós. Não paramos para agradecer as oportunidades que nos são dadas. Paramos para refletir o quanto elas nós estressam, deprimem e cansam o nosso físico e emocional. Por que nunca lembramos que nos colocamos em tal situação? Não consigo acreditar que as pessoas usam os ditos sonhos, como desculpa para expor sua falta de capacidade.
Sonhamos muito durante toda a vida, porém os sonhos nunca são os mesmo, em cada fase há algo a acrescentar a mudar a escolher novamente. Temos mais de duas opções, mas fazemos questão de nos deter entre o sim e o não, o bem e o mal. A vida é mais que isso. Não precisamos aceitar a situação, desde que façamos algo para que seja mudada. Caso o presente que nos foi dado seja um lápis preto e um caderno, façamos os mais lindos desenhos preto e branco já existentes, criemos os mais belos traços, as mais belas paisagens, os mais belos sonhos em cima do material adquirido. E não lamentai-vos pelas cores que ali poderiam estar.
A vida é muito mais do que os sonhos que tínhamos, na verdade a vida é feita dos sonhos que ainda vamos ter. Então que possamos aprender a escolher cuidadosamente o segundo passo, porque o primeiro é fácil demais para ser dado.
01
(...)existe sim; mas nós não a encontramos,
Porque está sempre apenas onde a pomos
E nunca a pomos onde nós estamos.
(Vicente de Carvalho,poeta parnasiano)

Um comentário:

  1. É verdade... precisamos agir, pois do contrário, nossos sonhos serão pra sempre utopias...

    ResponderExcluir